fundo parallax

7 a 9 SET – Caminho Rural de Santo Antônio

19 e 20 AGO – Curso de trekking para iniciantes – Piraputanga MS
4 de julho de 2017
11 a 14 OUT – Travessia da Ponta da Juatinga – Paraty RJ
26 de junho de 2017

Grupo em formação

Rota pedestre ligando Campo Grande, capital do MS, à vizinha Terenos, cidade pacata com pouco mais de 17 mil habitantes.
A rota segue sempre por estradinhas de terra passando pela zona rural das duas cidades. Natureza, belas paisagens, pequenos riachos, gente simples e acolhedora será uma constante durante todo o nosso caminho.
O roteiro foi planejado para que possamos viver o máximo de experiências comuns aos caminhos existentes no Brasil e no mundo, como o Caminho da Fé, Caminho da Luz, Caminho das Missões (Brasil) e o mais famoso deles o Caminho de Santiago (França e Espanha). O que pode ser os primeiros passos antes de encarar qualquer um deles...
Caminharemos no total 54 km dividido em três dias. Uma experiência de caminhar ao lado de pessoas interessantes, comendo e dormindo nas casas de moradores durante o caminho. Uma oportunidade única de novos conhecimentos, vivência e aprendizado.
Durante os três dias o grupo contará com guia especializado e equipe de apoio com carro.

DATA/HORÁRIO
De quinta à sábado, 7 a 9 de setembro, com início às 7h e previsão de término 12h.

LOCAL
Ponto de encontro UEMS, campus de Campo Grande.
Caminhada entre Campo Grande e Terenos, pela área rural.

PROGRAMAÇÃO

Primeiro dia - quinta-feira, 7
Os caminhantes se encontram às 7h no campus da Universidade Estadual de MS em Campo Grande para apresentação do grupo, orientações e início da caminhada. Passaremos pela Cachoeira do Inferninho, onde é possível se refrescar e fazer boas fotos. No quilômetro 14 faremos uma parada para almoço na residência do casal Alfredo e Marlise. O gramado sob a sombra das árvores é um convite para um descanso antes de continuar a jornada por mais 8 quilômetros, até o assentamento Conquista, onde o casal Ceará e Josi nos aguardam para o jantar temperado com bons "causos" contados pelo Ceará. Montagem das barracas e pernoite.
- distância total do dia: 22km

Segundo dia - sexta-feira, 8
Após desmontarmos o acampamento e tomarmos café da manhã, prosseguiremos a caminhada. O Córrego Ceroula é a opção para se refrescar na segunda manhã. No quilômetro 37 chegaremos na Chácara Primavera, nosso ponto de almoço e descanso na varanda da Dona Rosa. Com as energias repostas, seguiremos até o Km 44, o retiro da Dona Damiana e do Sr. Ailton, que nos receberão para um jantar preparado no fogão a lenha. Montagem das barracas e pernoite.
- Distância total do dia: 22Km

Terceiro dia - sábado, 9
O último dia de caminhada começa após desmontarmos o acampamento e tomarmos café da manhã. Neste dia também há possibilidade de banho de rio, no Piraputanguinha. O caminho segue pela estrada antiga de Campo Grande a Terenos, com muitas áreas de sombra. Chegando à cidade vamos ao Santuário de Santo Antônio de Pádua, lugar que guarda uma relíquia do santo. Receberemos a benção do padre e serão entregues os certificados. Uma van nos levará de volta à Campo Grande.
- Distância total do dia: 10Km

IMPORTANTE
O roteiro poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.

Adequado para pessoas a partir de 14 anos.

Mais imagens